Deslizar para a direita

Saiba tudo sobre desidratar alimentos

PORQUÊ DESIDRATAR ALIMENTOS?

As frutas são uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas, minerais e açúcares naturais, ao serem desidratadas, estas reduzem o nível de água e humidade para valores muito baixos, permitindo preservar os alimentos a longo prazo.

A água é o que mantém as bactérias e outros agentes patogénicos, como fungos vivos, ao remover a água aos alimentos, estes agentes perdem o seu meio de subsistência. Este processo impede que microrganismos como bactérias e bolores cresçam e proliferem e que reacções enzimáticas alterem a sua qualidade.

Juntámos todas as dúvidas que nos são colocadas sobre desidratar alimentos/frutas, para que consiga facilmente fazer a sua fruta desidratada no conforto de sua casa!

Saiba tudo sobre desidratar alimentos

O QUE É E COMO FUNCIONA O DESIDRATADOR DE ALIMENTOS?

O desidratador é um equipamento que apresenta três funções complementares:

  • É fonte de calor, quente o suficiente para forçar a extracção da água do alimento mas demasiado baixa para o cozinhar (entre os 49ºC e os 65ºC);
  • Elimina a humidade do ar, facilitando a extracção de água do alimento para o ar;
  • Ventila o ar, faz circular o ar quente pelos tabuleiros garantindo um processo rápido e com excelentes resultados.

QUANTO TEMPO DEMORA A DESIDRATAR OS ALIMENTOS?

Este processo é um pouco demorado, é um facto! O tempo necessário para desidratar irá depender do alimento/fruto a ser desidratado, da temperatura definida e grossura das fatias. Não vale a pena aumentar a temperatura para acelerar o processo, pois irá queimar os elementos.

O tempo de desidratar os alimentos é variável consoante o seu tamanho, condição, quantidades, temperatura definida e temperatura ambiente, no entanto existem alguns valores de referência abaixo apresentados:

COMO SELECCIONAR OS ALIMENTOS/FRUTA IDEAIS PARA DESIDRATAR:

A fruta seleccionada deverá ser boa, madura e bem firme, para que tenha o valor nutricional, sabor e crocância desejada. Corte as frutas grandes em fatias, nunca mais de 0.5cm.

  • As frutas pequenas não devem ser cortadas.
  • Não deve usar alimentos congelados pois contém muita água, usar sempre alimentos frescos.
  • Não usar fruta estragada ou demasiado madura.

QUE ALIMENTOS PODEM SER DESIDRATADOS?

A maioria dos alimentos frescos podem ser desidratados, sendo mais comum a utilização de frutas, vegetais, ervas aromáticas, leguminosas, sementes, carne, peixe e cereais. Frutas, vegetais e sementes, por exemplo, podem ser facilmente desidratados em casa e armazenados durante um período longo de tempo para serem consumidos como snacks nutritivos, ou para serem re-hidratados mais tarde.

COMO USAR O DESIDRATADOR DE ALIMENTOS?

Deverá colocar os pedaços preparados no tabuleiros de forma a que não se sobreponham uns aos outros e a conduta de ar não deve ficar coberta para assegurar a circulação de ar. Após esta fase só tem que deixar o equipamento fazer o seu trabalho e aguardar pelo resultado delicioso.

COMO SEI QUE OS ALIMENTOS ESTÃO DESIDRATADOS?

Quando o alimento/fruto está desidratado, é visível a olho, no entanto é sempre aconselhável tocar no alimento/fruto e se este estiver relativamente firme, enrugado, sem estar crocante ou gosmento, está pronto! Pode comer logo ou guardar para depois.

COMO CONSERVAR OS ALIMENTOS DESIDRATADOS?

Após desidratados e arrefecidos, os alimentos podem ser armazenados e conservados durante um longo período de tempo. Coloque-os em caixas ou frascos com fecho hermético ou ainda em sacos com fecho zip ou selados a vácuo. Estes devem ser guardados em ambiente frio, protegidos da luz, em local fresco e seco, evitando qualquer humidade.

COMO COMER ALIMENTOS DESIDRATADOS?

Após desidratar os alimentos, poderá comê-los como snack ou pode voltar a re-hidratar, mais tarde, para utilização em confecções e/ou preparações culinárias.

DICAS PARA DESIDRATAR FRUTA:

  1. A fruta deverá estar madura, pois quando verde é mais amarga e pouco suculenta.
  2. Lave e seque minuciosamente.
  3. Se necessário retirar caroços e partes estragadas.
  4. Frutos com casca grossa deverão ser escaldados previamente para encurtar o tempo de desidratação
  5. Corte as peças grandes de fruta em pedaços de tamanho igual (3/6mm)
  6. Frutas coloridas vão ficar escuras quando desidratadas, é normal. Reverta esta situação ao embeber previamente os pedaços de fruta em limão ou sumo de ananás durante 2minutos e secá-los com papel de cozinha.

DICAS PARA DESIDRATAR VEGETAIS

  1. Lave os vegetais minuciosamente.
  2. Corte-os em pedaços de 6 mm.
  3. Escalde-os durante cerca de 1-2 minutos e de seguida coloque-os em água gelada. Com isto, eles manter-se-ão com cor, sabor e estrutura. Por fim, seque-os com papel de cozinha.

DICAS PARA DESIDRATAR CARNE

  1. Carnes magras são mais adequadas para desidratar.
  2. Lave e seque a carne minuciosamente.
  3. Remova a pele, qualquer gordura e nervos da carne.
  4. Corte-a em pedaços (2-4 mm). Dica: é mais fácil cortar a carne se esta estiver parcialmente congelada.
  5. Corte os pedaços em tiras finas (2-3 cm).
  6. Marine a carne a seu gosto e deixe-a no frigorífico durante 6 a 8 horas. Antes de colocar as tiras no desidratador, esprema-as e seque-as em papel de cozinha.

DICAS PARA DESIDRATAR PEIXE

  1. Depois de preparado para comer, o peixe deve ser cortado longitudinalmente.
  2. Peixes de grandes dimensões devem ser cortados em filetes e de seguida em tiras.
  3. Não retire a pele, para que as tiras permaneçam juntas.
  4. Seque levemente com papel de cozinha.

DICAS PARA DESIDRATAR ERVAS

  1. Apanhe as ervas preferencialmente numa manhã soalheira.
  2. Antes de as apanhar, certifique-se que foram expostas ao sol pelo menos 1 ou 2 dias, isto porque durante as madrugadas, ao anoitecer ou nos dias de chuva as ervas têm menos aroma.
  3. Se possível, não lave as ervas, sacuda-as apenas (se desejar lavá-las, seque-as levemente no fim com papel de cozinha).
  4. Pique as ervas em pedaços pequenos.
  5. Coloque os caules por inteiro nos tabuleiros.
  6. Ervas mais aconselháveis para desidratar: manjerona, orégãos, alecrim, sálvia, tomilho, camomila, hortelã-pimenta e lavanda.
  7. Ervas aconselháveis para desidratar: salsa, manjericão, aneto, cebolinha e bálsamo de limão

Vamos desidratar alimentos? Veja os nossos modelos Clatronic DR 2751, DR 3525 e Proficook DR 1116 e partilhe este artigo !