Mas afinal o que é um desumidificador? Porquê é que é tão importante para a sua saúde e bem estar? E como funcionam? Fique a saber tudo sobre desumidificadores, esperamos que esclareça todas as suas dúvidas!

O que é a humidade?

A humidade consiste na quantidade de água em forma de vapor dispersa no ar, sendo variável, consoante do tipo de clima, vegetação da região ou mesmo actividades realizadas nesse local (Por exemplo: cozinhar ou tomar banhos quentes, aumenta a quantidade de vapor, que se não tiver meio de ser extraído, irá acumular nesse espaço).

O nível de humidade no ar ambiente, irá ter consequências diferentes tanto em si, como nos materiais ao seu redor. Se o nível de humidade estiver:

  • Até 40%: O ar está demasiado seco, é fundamental ter cuidado principalmente, quem já teve ou tem doenças respiratórias. Em casos extremos pode até causar sangramentos no nariz.
  • Acima dos 70%: O ar está muito húmido, prejudica a saúde e iniciam-se processo de desenvolvimento de bactérias e bolores nos equipamentos e os materiais.
  • Acima dos 90%: Está perigosamente elevada, resultando em bolores visíveis, mofo, fungos em objectos, sendo propensa a propagação de bactérias e organismos microscópicos (ácaros) que afectam directamente a saúde.

Existe uma relação directa da exposição continuada a ambientes húmidos e problemas respiratórios, tosse e asma em pessoas saudáveis. E ainda, o bolor está relacionado com a pneumonia por hipersensibilidade.

Idealmente, o ar ambiente deverá ter um nível de humidade entre 50% ou 60%, não devendo ficar nem muito seco nem muito húmido, conforme indicado pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

 Porque desumidificar o ar ambiente?

O desumidificador de ar serve para retirar o excesso de humidade do ar ambiente, garantindo a qualidade do ar e evitando doenças respiratórias. Através do desumidificador eliminam-se ácaros, fungos, agentes desencadeadores de doenças respiratórias como rinite, bronquite e asma. Complementarmente também elimina estes elementos dos bens materiais como roupas, quadros, documentos, medicamentos, equipamentos fotográficos, entre outros, que também influenciam no nosso dia a dia.

fungos, humidade

Para garantir a qualidade do ar e o conforto de todos num espaço ambiente é fundamental controlar a temperatura no espaço, bem como a sua humidade relativa. É través deste controlo que se evita a proliferação de microrganismos nocivos à saúde e até levar à degradação de móveis e objectos (quando níveis muito elevados).

Tipicamente podemos contar com a ajuda do ar condicionado, humidificador ou purificador de ar que através dos seus filtros de ar, retém impurezas e microorganismos nocivos à nossa saúde.

É importante monitorizar os valores referentes ao espaço ambiente onde está inserido, e isso poderá fazê-lo através de estações meteorológicas. As estações meteorológicas são equipamentos simples mas muito importantes, que podem apresentar informação mais simples ou mais complexa, permitindo até detectar a presença de partículas, compostos voláteis orgânicos, a famosa poeira domiciliar que contém ácaros, fungos, pele morta, pólen, entre outros.

Como fazer um desumidificador em casa?

Fazer o seu próprio desumidificador caseiro não será a melhor ideia, isto porque um desumidificador não só desumidifica o ar mas também realiza um controlo de humidade, de acordo com os níveis aprovados pela OMS. Ao desumidificar o ar sem qualquer controlo, poderá atingir níveis de desumidificação nocivos à saúde dos presentes nesse meio ambiente.

Mas afinal, o que é um desumidificador e como funciona?

Um desumidificador é um equipamento que controla o nível de humidade e retira o excesso da humidade presente no ar, evitando o aparecimento elementos não desejados no nosso espaço ambiente e conservando os nossos objectos. É assim responsável pelo conforto do seu lar e bem-estar geral dos presentes, proporcionando um ambiente equilibrado.

Os desumidificadores MEI DH5012 e DH5020 utilizam tecnologia de compressão para extrair água do ambiente, sendo ideais para utilização doméstica ou em escritórios (aquecidos durante o dia mantendo a  temperatura acima dos 12-15ºC). O processo de desumidificação do ar ambiente, desenvolve-se de acordo com o seguinte processo:

desumidificador

 

 

Muito fáceis de movimentar graças às rodas na base, permite serem movimentados para outra divisão a qualquer momento sem dificuldade.

Concebidos para extrair a humidade indesejada enquanto poupa dinheiro, devido ao sistema de poupança de energia. Apresenta ainda como característica um humidostato no qual a humidade relativa desejada pode ser ajustada em intervalos de 5% entre 35% e 80%, assegurando de que a sua divisão não está demasiado seca e que não se irá perder energia.

 

Como funciona a função purificador de ar dos desumidificadores MEI?

O ar poluído e não filtrado do meio ambiente inicia o seu processo de limpeza quando “puxado” pelo ventilador interno do desumidificador, para os filtros. Primeiramente passa pelo filtro de carvão, eliminando odores, numa segunda fase percorre o filtro HEPA (integrado no modelo DH5012) que retira as pequenas partículas e contaminantes indesejados. Posteriormente o ar passa pelo filtro anti-bacteriano, eliminando as bactérias presentes no ar, por fim a luz UV (integrado no modelo DH 5020) realiza a última fase para uma completa purificação do ar ambiente, resultando em ar fresco, seco e limpo.

Onde colocar o desumidificador?

A circulação de ar não está restrita apenas ao redor do aparelho, o excesso de humidade está disperso por toda a casa. Se o desumidificador não for colocado no sitio certo, não apresentará os resultados desejados, por isso, é fundamental que se certifique que:

  • O desumidificador tem pelo menos 20 cm livres ao seu redor;
  • O desumidificador é apenas para utilização interior, residências ou pequenos escritórios;
  • Para máxima eficiência o aparelho deverá ser colocado numa divisão fechada;
  • As portas e janelas deverão estar fechadas permitindo o seu correto funcionamento;
  • O desumidificador deve ser colocado em local amplo e central, drenando a humidade do ar de toda o espaço. Se possível deixe as portas interiores entreabertas permitindo a circulação de ar.
  • Se tiver uma divisão com maior problema, coloque o desumidificador aí numa primeira fase e posteriormente movimente-o.
  • O desumidificador não deverá ficar colocado diretamente a fontes de calor (radiador, aquecedor,…)

Escolher desumidificador

 

Como escolher o melhor desumidificador?

Para escolher o melhor desumidificador para o seu espaço é necessária uma análise do tamanho do espaço ambiente onde se pretende utilizar o desumidificador. Com esta informação conseguirá fazer uma primeira escolha da capacidade do melhor desumidificador, de acordo com a sua capacidade de extração por m3. Posteriormente deverá analisar se existe presença de portas e janelas e quantas pessoas ocupam o ambiente.

Pode e deve também considerar detalhes, que podem ser muito importantes. Por exemplo, se estiverem pessoas presentes constantemente nesse espaço é fundamental que este que seja silencioso, elegante e prático de usar/movimentar.

 

Previna problemas maiores! Bolores e ácaros são perigosos e devem ser prevenidos para seu bem e dos seus objetos. Saiba mais sobre este tema através da United States Environmental Protection Agency  e pela WHO – World Health Organization.

Veja a nossa oferta de desumidificadores aqui