Já se sentiu perdido/a na escolha de um desumidificador? Como funcionam? Porque são tão importantes para a nossa saúde e bem-estar? Como escolher o desumidificador ideal?

Conheça as respostas a estas perguntas e saiba como escolher o desumidificador ideal para a sua casa ou local de trabalho.

O que é a humidade? 

A humidade consiste em água em forma de vapor dispersa no ar, variando consoante o clima, a vegetação da região ou as atividades realizadas num determinado local. Fazer exercício físico, cozinhar ou tomar banho podem fazer disparar os níveis de humidade em casa.

O nível de humidade no ar vai ter consequências nas pessoas e materiais ao seu redor. Conhece os níveis ideias de humidade?

  • Até 40% de Humidade relativa: O ar está demasiado seco, é fundamental ter cuidado principalmente, quem já teve ou tem doenças respiratórias. Em casos extremos pode até causar sangramentos no nariz.

 

  • Entre 40 e 60% de Humidade relativa: O ar está no seu nível ideal de humidade, proporcionado o máximo de conforto e o mínimo de riscos para a saúde, conforme indicado pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

 

  • Acima de 60% de Humidade relativa: O ar está muito húmido, prejudica a saúde e iniciam-se processo de desenvolvimento de bactérias e bolores nos equipamentos e os materiais. Em níveis mais elevados podem resultar em bolores visíveis, mofo e fungos, propagando-se bactérias e ácaros que afetam diretamente a nossa saúde.

Previna problemas maiores! Bolores e ácaros são perigosos e devem ser prevenidos para seu bem e dos seus objetos. Saiba mais sobre este tema através da United States Environmental Protection Agency

Quando usar o Desumidificador 

Em Portugal os níveis médios de humidade estão regularmente acima dos 60%, o que torna o problema do excesso de humidade uma realidade para a maior parte dos Portugueses.

Humidade relativa do Ar em Portugal Continental     Fonte: Portal Do Clima

 

É por isso recomendada a utilização de um desumidificador sempre que a humidade relativa do ar seja superior a 60%.

Porquê  Desumidificar o ar ambiente ? 

Existe uma relação direta entre a presença em ambientes húmidos e problemas respiratórios tais como rinite, bronquite e asma ou a degradação de objetos como armários, guarda roupas e quadros/pinturas.

O desumidificador atua sobre o ar mas também sobre roupas, quadros, e outros objetos que acumulam humidade, fungos e odores tendo uma ação purificadora do ar e anti mofo. Desta forma os Desumidificadores são ótimas soluções para secar roupa em dias de inverno onde o estendal tradicional não é uma opção.

fungos, humidade

É importante controlar a humidade relativa nos espaços onde estamos, e isso poderá ser feito através dos Desumidificadores MEI. Os nossos desumidificadores estão equipados com um sistema de autodiagnóstico com humidóstato e luz indicadora para que consiga controlar estes valores, ao contrário dos desumidificadores convencionais que não têm estas funções.

Explicação do sistema de auto diagnóstico por indicador de luz

Sistema de Auto Diagnóstico dos Desumidificadores MEI

Como funciona um desumidificador?

Um desumidificador controla o nível de humidade e retira seu excesso, evitando o aparecimento elementos indesejados e purificando o ar. É assim responsável pelo conforto do seu lar e bem-estar geral dos presentes, proporcionando um ambiente equilibrado através da sua função de ionização.

Os desumidificadores MEI DH5012 e DH5020 utilizam tecnologia de compressão para extrair água do ambiente, sendo ideais para utilização doméstica ou em escritórios. A imagem abaixo ilustra o processo de desumidificação do ar em 5 passos descritos na imagem abaixo.

Funcionamento dos Desumidificadores MEI em 5 passos

Como funciona a função Purificador de Ar dos Desumidificadores MEI 

 

Explicar como funciona a purificação de ar do desumidificador em 4 passos

Funcionamento da Função de Purificador de Ar

O ar poluído e não filtrado entra ventilador interno do desumidificador e é filtrado em 4 passos:

  1. O ar puxado passa pelo filtro de carvão que elimina os odores indesejados
  2. O filtro HEPA (integrado no modelo DH5012) retira as pequenas partículas e contaminantes do ar.
  3. O filtro antibacteriano elimina as bactérias presentes no ar,
  4. A luz UV (integrada no modelo DH 5020) realiza a última fase para uma completa purificação do ar ambiente, resultando em ar fresco, seco e limpo.

Para que serve a Função de Ionizador 

O ar que respiramos é poluído de forma invisível por iões positivos libertados por aparelhos eletrónicos como telemóveis, computadores ou mesmo através da poluição presente no ambiente.

A função de ionizador dos Desumidificadores MEI  liberta iões negativos que eliminam  as bactérias que não aguentam a sua carga elétrica  promovendo um maior bem estar geral, mais saúde e vitalidade.

Onde colocar o desumidificador?

A circulação de ar não está restrita apenas ao redor do aparelho, o excesso de humidade está disperso por toda a casa. Se o desumidificador não for colocado no sítio certo, não apresentará os resultados desejados, por isso, é fundamental que se certifique que:

  • O desumidificador tem pelo menos 20 cm livres ao seu redor;
  • O desumidificador é apenas para utilização interior, residências ou pequenos escritórios;
  • Para máxima eficiência o aparelho deverá ser colocado numa divisão fechada;
  • As portas e janelas deverão estar fechadas permitindo o seu correto funcionamento;
  • O desumidificador deve ser colocado em local amplo e central, drenando a humidade do ar de toda o espaço. Se possível deixe as portas interiores entreabertas permitindo a circulação de ar.
  • Se tiver uma divisão com maior problema, coloque o desumidificador aí numa primeira fase e posteriormente movimente-o.
  • O desumidificador não deverá ficar colocado diretamente a fontes de calor (radiador, aquecedor,…)

Desumidificador DH5020 Numa sala com uma

Como escolher um desumidificador ?

Para escolher o melhor desumidificador para o seu espaço é preciso olhar para as suas necessidades.

Os desumidificadores dividem-se principalmente entre o número de metros quadrados que são capazes de desumidificar e o número de litros de água que conseguem retirar por dia.

  • Qual a dimensão do espaço em metros cúbicos? Quão húmido é este espaço?
  • Pretende mover o desumidificador frequentemente? considere um modelo com rodas e/ou pega
  • Considere as características técnicas do desumidificador, tem um humidostato regulável? tem um higrómetro? tem temporizador?
  • Necessita de desumidificar continuamente? Considere um modelo de desumidificador com dreno, estes modelos possuem um tubo que

Pode e deve também considerar detalhes, que podem ser muito importantes. Por exemplo, se estiverem pessoas presentes constantemente nesse espaço é fundamental que este que seja silencioso e elegante.

Para fazer uma análise mais completa de qual o melhor desumidificador para as suas necessidades clique aqui.

Resumindo

Os níveis de humidade fora do normal causam problemas de saúde e degradação do espaço envolvente (Mobílias, Paredes, Decoração etc) sendo importante controlar os níveis de humidade e não apenas desumidificar.

Em Portugal e por causa do nosso clima húmido o desumidificador deve ser usado na maior parte do ano para que dentro de casa ou no local de trabalho se respiro ar limpo e puro e se protejam móveis e paredes. Além disto o desumidificador é um grande para secar roupa nos dias em que o estendal não resulta.

Os desumidificadores MEI são soluções completas sendo capazes de:

  • Mostrar e regular a humidade relativa
  • Retirar de 12L a 20L de água por dia (Dependendo do modelo)
  • Purificar o ar e ionizá-lo
  • Drenar continuamente através de um tubo de 1m (Para além do respetivo depósito)
  • Programar vários modos desde Temporizador ao “Smart Mode” – capaz de regular automaticamente os níveis de humidade a 55%
  • Evitar o congelamento de componentes essenciais graças ao seu “Inteligent Defrost”
  • Secar Roupa (Ideal para dias chuvosos)
  • Ser facilmente transportados graças á sua pega ergonómica e 4 rodas bidirecionais.

 

Agora que já sabe quais as vantagens dos desumidificadores e os principais critérios de escolha dos mesmos pode comprar o seu desumidificador Através dos nossos parceiros:

Partilhe este artigo com os seus amigos e familiares e promova o seu bem-estar.